ASGPor  | Yahoo Contributor Network 

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio de Janeiro (Seac-RJ), há empresas prestadoras de serviços de limpeza profissional em imóveis onde a procura triplicou e a expectativa é que haja um novo aumento nos próximos meses.

Este crescimento foi impulsionado pela aprovação da PEC das Domésticas, no ano passado, que ampliou os direitos da categoria: a redução da jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais, pagamento de hora extra e de adicional noturno, além do recolhimento do FGTS obrigatório.

Uma das empresas que prestam serviços de limpeza profissional em imóveis é a Doutor Resolve Serviços de Diarista, rede de franquia inaugurada em maio de 2013. O objetivo é atingir o público-alvo que não possui mais interesse em manter vínculos empregatícios com domésticas (os), mas que também não tem tempo para manter a casa limpa e arrumada.

A ideia é simples: o cliente contrata e paga pelo serviço desejado, e recebe a visita de duas profissionais em sua residência que levam seus próprios produtos de limpeza. A franquia é responsável pela contratação e pelo treinamento da mão-de-obra. A jornada de trabalho da agente doméstica é igual a de qualquer empregado comum, ou seja, 44 horas semanais, com uma folga por semana e um domingo por mês. A prestação de serviço nos find de semana, pernoite ou acima de 44 horas pode ser negociada junto à empresa.

Antes de encaminhar o candidato a uma vaga, a empresa realiza um treinamento e investiga a trajetória profissional do empregado para saber se existe qualquer episódio que desabone a sua contratação. As agentes domésticas são selecionadas pelo departamento de recursos humanos das empresas contratadas, que também identificam a profissional de acordo com o perfil do futuro contratante.

Um dos diferenciais do serviço é que um supervisor da franquia entra em contato com o cliente para se certificar da qualidade do trabalho prestado. “Ao contratar uma agente doméstica terceirizada, o cliente terá o suporte durante e pós-serviço. Caso o contratante não se adaptar à pessoa indicada para o serviço, poderá solicitar a sua substituição sem custos extras. Já no caso de uma contratação direta, o cliente teria que arcar com o pagamento do aviso prévio e da rescisão contratual”, explica David Pinto, presidente da rede Doutor Resolve Serviços de Diarista, com unidades em 14 estados brasileiros.

Ao contratar uma empresa prestadora de serviços é necessário que o contratante saiba o conceito dos serviços que está buscando, até para poder diferenciar a qualidade e estrutura de uma empresa em relação à outra. “As empresas precisam se portar não só como fornecedores de mão-de-obra, mas sim, como prestadoras de serviços que entregam soluções com qualidade e segurança jurídica”, comenta Ricardo Garcia, presidente do SEAC-RJ e da FEBRAC (Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental).

House Shine é outra empresa que oferece serviços de limpeza em imóveis, presente em todos os estados brasileiros, com aproximadamente 300 franquias comercializadas. O perfil de seus clientes varia de famílias da nova classe C a pessoas que moram sozinhas e passam muito tempo fora de casa da classe A.

De acordo com Lilian Esteves, diretora executiva House Shine, as pessoas procuram por comodidade, agilidade, confiança e segurança ao contratar empresas terceirizadas de limpeza. “Influenciados pela PEC das Domésticas e pelo aumento da demanda dos consumidores da nova classe C, os serviços de limpeza da nossa empresa devem crescer em 30% este ano”, afirma.

Ainda segundo a representante da House Shine, o período de limpeza varia de acordo com as características do ambiente, como parâmetro para espaços de até 100 m², uma equipe composta por dois profissionais realiza a limpeza residencial em, aproximadamente, duas horas. O custo do serviço depende do tamanho do imóvel e do tempo de trabalho. Em geral, o cliente paga a partir de R$ 110 por limpeza.

786 View