Opera máquina de empilhadeira, retirando os paletes com material de produção e transportando para o estoque. Mantém as empilhadeiras em boas condições mecânicas de funcionamento, solicita manutenção e abastecimento, quando necessário.

O operador de empilhadeira precisa ser aprovado num curso específico para a função, e a experiência do profissional é valorizada pelo mercado. Grandes depósitos costumam guardar produtos de muito valor, acondicionados em caixas pesadas. É o operador de empilhadeira que movimenta esses produtos dentro dos depósitos e os leva até mesmo até os caminhões para a distribuição.

A profissão exige perícia e atenção constante, pois o risco de acidentes é grande, e tanto financeiro e material quanto físico para o operador e os demais colegas envolvidos na operação. O profissional deve ter bom conhecimento da máquina, e ser capaz de agir com rapidez e agilidade em qualquer circunstância crítica. Também deve zelar pela sua segurança pessoal, e das pessoas envolvidas durante o manuseio dos produtos.