Pintor é o profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta na superfície que irá receber pintura.
Um Pintor utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. 
Está sob as responsabilidades de um Pintor aplicar camadas de tinta ou revestimento similar sobre produtos de madeira, metal, têxteis ou outras matérias, com exceção do vidro e cerâmica, recobrir os produtos com tinta, esmalte, laca ou substâncias similares, para protegê-los ou decorá-los, empregando pincéis, rolos ou pistolas de pulverização, atuar com pintura de parede, aplicação de grafiato, pintura de máquinas e ferragens também.
Pintor pode ser também um artista plástico, que se utiliza das tintas e cores para expressar sentimentos, ideias e conceitos através da manifestação artística da pintura.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Pintor é essencial que possua conhecimento e bom manuseio das suas ferramentas de trabalho, tenha interesse por formas e cores e uma boa coordenação motora.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Pintor se relaciona?

Pintor por ser o profissional responsável por colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas se relaciona com a área de interiores.