Vigilante é o profissional responsável por zelar pela guarda do patrimônio exercendo a vigilância da empresa e suas unidades externas.

Um Vigia controla fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados.
Está sob as responsabilidades de um Vigia fazer manutenções simples nos locais de trabalho, vigiar e guardar patrimônio industrial, controlar entrada e saída de veículos e pessoas, executar eventuais rondas, prestar auxílio à equipe, cuidar de acesso de colaboradores, prestadores de serviços, bem como auxiliar a portaria social, fazer ronda no pátio, exercer a vigilância da obra e almoxarifado, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades.
Vigia deverá estar usando uniforme especial à custa da empresa a que se vincular porte de arma, quando em serviço, prisão especial por ato decorrente do serviço, com direito a seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Vigilante é essencial ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico e não ter antecedentes criminais registrados.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Vigia se relaciona?

Vigia por ser o profissional responsável por zelar pela guarda do patrimônio exercendo a vigilância da empresa e sua unidade externa se relaciona com toda área de vigilância.