Recrutamento e Seleção
GESTÃO DE PESSOAS
É a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processo de gestão. Através desses mecanismos, implementam diretrizes e orienta os estilos de atuação dos gestores em relação com aqueles que trabalham. Desse modo, gestão de pessoas é entendida como um conjunto de atividades essenciais existentes em qualquer empresa tais como: atração, manutenção, movimentação, treinamento e desenvolvimento do pessoal de um grupo de trabalho. Interessa-se também pela procura, desenvolvimento, remuneração, interação e manutenção de pessoas de uma organização, com a finalidade de contribuir para que a mesma atinja suas metas ou objetivos. Cada organização em particular estabelece se próprio sistema de recrutamento e seleção diante de suas necessidades.
RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Recrutamento de Pessoal é uma atividade de atração, divulgação e de comunicação – portanto uma atividade tipicamente positiva e convidativa – a seleção. O recrutamento de pessoal deve prontamente basear-se em três pontos básicos: Rapidez, Economia e Qualidade. Assim, a escolha dos métodos e recursos a serem utilizados devem ser os mais econômicos, rápidos e que possam obter pessoal da melhor qualidade possível. Quanto à população que pretende atingir, o recrutamento pode ser: • Interno: quando visa obter elementos originários da população dos funcionários da organização. Para tanto, pode utilizar recursos como: indicação da chefia, indicação baseadas em resultados da avaliação de desempenho, inscrições abertas para posterior seleção. • Externo: quando visa obter elementos originários da população extra empresa. Os meios utilizados para esse tipo de recrutamento são: jornal, agências de emprego, escolas profissionalizantes, panfletos etc. Nesta modalidade de recrutamento, é importante verificar o veículo mais adequado para atingir a população pretendida.
SELEÇÃO DE PESSOAL
A seleção de pessoas integra o processo agregar pessoas e funciona logo após o recrutamento. Ambos, o recrutamento e a seleção de pessoas, fazem parte de um mesmo processo: ingresso de pessoas na organização. A seleção de pessoal é uma atividade de escolha, de classificação e de decisão. Enquanto o objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo – os candidatos- o objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização. Embora o processo de seleção seja de responsabilidade formal do RH, os gerentes de linha costumam tomar a decisão final sobre a contratação de pessoas em sua unidade. É importante, portanto, que os gerentes entendam os objetivos, as políticas e as práticas usadas para a seleção. Dessa forma, eles podem envolver-se extremamente no processo desde o início. Os responsáveis pela de seleção devem ter informações adequadas como base para suas decisões. Informação sobre os cargos a serem preenchidos, o conhecimento da relação do número de candidatos por vaga e o máximo de informações relevantes possíveis sobre os próprios candidatos são essenciais para a tomada de decisão seguras.
COLETA DE INFORMAÇÃO SOBRE O CARGO
As informações a respeito do cargo a ser colhidas através de algumas maneiras distintas:
• DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO CARGO
• REQUISIÇÃO DE EMPREGADO
• ANÁLISE DO CARGO NO MERCADO
• ESCOLHA DAS TÉCNICAS DE SELEÇÃO DO OCUPANTE
• TESTES PSICOMÉTRICOS
• QUANTO À ESTRUTURA